sábado, 24 de setembro de 2011

O que é a Ressonância Magnética

Ressonância Magnética (RM) é um método que utiliza um campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens de diversas partes do corpo, portanto não utilizando radiação ionizante como nos exames de Tomografia Computadorizada e Radiografia. Um sistema de RM é composto basicamente de 6 módulos fundamentais: magneto, bobinas de gradiente, bobinas de radiofreqüência, suporte eletrônico, computador e console.

Existem basicamente dois tipos principais de magnetos. Os magnetos permanentes ou de campo aberto e os supercondutores ou de campo fechado. Os magnetos de campo aberto possuem intensidade de campos de até 0,3 Tesla e os magnetos fechados
, acima de 0,3 Tesla até 3,0 Teslas (na prática médica os mais comumente utilizados são magnetos de 1,0 e 1,5 Tesla). Para termos uma noção mais precisa, o campo magnético da Terra é de aproximadamente 0,00005 Tesla.

 
Magneto de Campo Fechado da Philips

Magneto de Campo Aberto da Siemens

Imagens adquiridas em equipamentos de RM de alto campo e baixo campo:

Equipamento de baixo campo (aberto) 0.3T
Equipamento de alto campo (fechado) 1.5T
As principais indicações para o exame de RM são:
- Neurológicas: acidentes vasculares, tumores, aneurisma, trauma, processos inflamatórios.
- Ortopédicas/reumatológicas: estudo do joelho, ombro, tornozelo, quadril, punho, cotovelo, pé, dedos, tumores, traumas, processos inflamatórios, etc.
- Coluna vertebral: hérnias, tumores, trauma, processos inflamatórios, etc.
- Vascular: estudo angiográfico de todo o corpo. Aneurismas, malformações, estenoses, pós-operatórios.
- Abdome e Pelve: tumores, trauma, infecções, malformações, endometriose, etc.

Contra-indicações e riscos:
O exame de RM é indolor e inócuo ao organismo, não havendo efeitos colaterais conhecidos. Alguns pacientes no entanto, referem claustrofobia, principalmente nos equipamentos de campo fechado. Mas muitos deles conseguem permanecer no equipamento durante o tempo de exame, mesmo nos de campo fechado, desde que bem orientados e esclarecidos pela equipe médica e paramédica de todos os procedimentos do exame, passo a passo. É fundamental a experiência da equipe para o conforto deste tipo de paciente.
As contra-indicações do exame são pacientes com clipes metálicos de aneurisma e portadores de marcapasso cardíaco. Portadores de outros tipos de materiais devem comunicar à equipe antes da realização do exame.
Mais informações.

O exame:
Um exame de RM dura em torno de 15 a 30 minutos, dependendo da complexidade do estudo. O paciente deve permanecer imóvel durante todo o procedimento, com a respiração suave e uniforme. Alguns exames exigem uma colaboração mais ativa do paciente, sempre orientado pela equipe. Dependendo da indicação e dos achados de imagem durante o estudo, pode ser indicada a injeção endovenosa de solução de contraste paramagnético, denominado Gadolínio.

Após a aquisição das imagens, estas são enviadas a um servidor de imagens por onde o radiologista acessa através de um terminal e emite o laudo. Estas imagens também podem ser transmitidas através da rede ou internet ao médico solicitante ou serem impressas em filmes radiográficos e/ou papel. A tendência mundial é a eliminação da impressão de imagens, já que as imagens eletrônicas têm inúmeras vantagens como custo, facilidade de envio e transmissão, arquivamento por tempo indeterminado e de poderem ser manipulados quanto ao brilho e contraste, tamanho, anotações e medidas das estruturas, dentre outras vantagens.



Dr Gervásio Mikami
Médico Radiologista
gmikami@proimagem.biz
 
www.proimagem.biz



Nenhum comentário:

Postar um comentário